Silvania Week acontece de 17 a 19 de novembro e conta com apoio do Sebrae, Senar, Sindicato Rural de São José dos Campos e Casa da Agricultura de Caçapava
Aumento no custo de produção, crise hídrica e reflexos da pandemia da Covid-19. Foram muitos os desafios do agronegócio nos últimos anos, mas, ainda assim, o setor teve excelentes resultados para a economia.
Daqui para frente, como o produtor rural pode aumentar a produtividade, diminuir custos e ter um futuro promissor? Esta é a temática do Silvania Week, evento promovido pela Estância Silvania que comemora 60 anos neste mês e tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de São José dos Campos e da Casa da Agricultura de Caçapava, que acontece entre 17 e 19 de novembro, com entrada gratuita.
Com curadoria do empresário e proprietário da fazenda, Eduardo Falcão, o evento chega em sua XVª edição com uma programação ainda mais especial. “Nesses 60 anos, a essência da Estância Silvania não foi somente produzir com qualidade, mas também difundir tecnologias na pecuária. Por isso iremos realizar este evento e discutir a importância dos avanços que o agro vem conquistando nos últimos anos”, comenta Eduardo.
Para dar início as comemorações, no dia 17, a partir das 20h30, a fazenda promove o tradicional leilão de gado Gir Leiteiro e sêmen. Serão ofertados 30 animais da Estância Silvania e Convidados. A transmissão ao vivo será feita através do canal Terra Viva e retransmissão Remate Web.
No dia seguinte, 18, a programação já começa pela manhã, às 8h, com credenciamento gratuito para os interessados em participar dos painéis e treinamentos que acontecem durante todo o dia. “Queremos que o pequeno e médio produtor entenda a importância da ponta final da cadeia para que o início dela possa ter valor agregado. Como fazer a gestão da fazenda e apreender sobre linha de crédito são assuntos que precisam ser falados” explica Falcão.
No último dia, 19, o evento traz cases de sucesso dentro do agro, como a história da jovem empreendedora Flávia Brunelli, que fundou há cinco anos a Del Veneto, empresa pioneira no Brasil de cortes especiais suínos e da empresária Letícia Paiola, sócia-proprietária da Bananinha Paraibuna, empresa que há mais de 45 anos produz doces autênticos e que possui uma trajetória construída com sustentabilidade e responsabilidade social.
Localizada em Caçapava, no interior de São Paulo, a propriedade que atua há 60 anos na criação de Gado Gir Leiteiro é reconhecida mundialmente devido aos touros provados, vacas recordistas em torneios leiteiros, queijos premiados nacionalmente e internacionalmente e por criar o primeiro clone de touro Gir Leiteiro do Brasil.
Programação SILVANIA WEEK 60 ANOS
- Dia 17 de Novembro (Quinta-Feira)
20h30: Leilão Virtual no Canal Terra Viva
- Dia 18 de Novembro (Sexta-Feira)
8h às 9h: Credenciamento e Café da Manhã
9h: Abertura/Boas-vindas
9h15: Circuito de Treinamento Agro – Cadeia Leiteira com Aristóbulo Antonio de Carvalho, médico veterinário
10h45: Coffe Break
11h15: Circuito de Treinamento Agro – Cadeia Leiteira com Aristóbulo Antonio de Carvalho, médico veterinário
12:30h Almoço
14h30: Conhecendo o Acesso ao Crédito com Rene de Paula Posso, gerente do Banco do Brasil
16h – Encerramento
- Dia 19 de Novembro (Sábado)
8h às 9h: Credenciamento e Café da Manhã
9h15 Painel com Flávia Brunelli, Del Veneto e Letícia Paiola, Bananinha Paraibuna
10h: Gestão de Empresa Rural dentro e fora da porteira, Sônia Bonato, produtora rural
10h45: Coffe Break
11h: Cerimônia dos 60 anos da Estância Silvania – Genética Infinita
12h30: Almoço
16h: Encerramento