(84) 99828-4059
Detran - FEv-22

Bezerra nasce com seis patas e dois quadris, é operada, e pesquisadores buscam respostas

Foto: Divulgação / Unifaa – Centro Universitário de Valença

Um caso raro de anomalia em uma bezerra intriga pesquisadores do Hospital Veterinário Escola do Centro Universitário Valença (Unifaa), no município de Valença, Rio de Janeiro. A bezerra que nasceu com seis patas e dois quadris em uma propriedade rural do município foi operada pelos veterinários, que agora buscam entender o que houve com o animal, que passa bem após o procedimento cirúrgico.

“A ocorrência de casos de animais com uma anomalia semelhante a esta é 1% a 3 % no mundo. Esse será o primeiro caso relatado não só do aparecimento da anomalia que ela teve, mas também da cirurgia realizada”, conta o professor do Unifaa Joaquim Esquerdo, que também foi um dos responsáveis pela cirurgia no animal.

O procedimento médico para a remoção das patas durou cerca de duas horas e, segundo o professor do Unifaa garante maior qualidade de vida para a bezerra. “Sem a cirurgia, a locomoção e descanso do animal seriam prejudicadas, além do peso a mais que ela carregaria, trazendo problemas de postura”, relata Esquerdo.

Membros do hospital veterinário do Unifaa gravaram um vídeo para mostrar a boa recuperação da bezerra após a cirurgia.

Segundo os pesquisadores da universidade, o fato de a bezerra possuir um quadril a mais e as patas possuírem articulações, torna o caso ainda mais incomum, uma vez que no Brasil ainda não há o registro de uma pesquisa sobre o fato.

“Existem registros de casos com até oito patas. Mas, nesses casos, as patas eram penduradas no animal. Não eram articuladas no animal, como é o caso desta bezerra”, diz Jorge Henrique Sacramento Conceição, coordenador do Hospital Veterinário Escola do Unifaa.

Fonte: Canal Rural

Postado em 3 de agosto de 2021
Classificados