(84) 99828-4059
Sebrae topo

Brasil é exemplo na reciclagem de embalagens de agro defensivos

Foto: Reprodução

O Brasil é um dos principais produtores de grãos e proteína animal do mundo e exemplo quando o assunto é a reciclagem de embalagens de agro defensivos. No país, há mais de 20 anos é realizado o sistema de logística reversa que garante a destinação correta para as embalagens utilizadas no campo, que ao serem recicladas acabam se transformando em itens utilizados na construção civil, como eletrodutos.

A reciclagem das embalagens de defensivos em Mato Grosso é o tema do episódio 12 do MT Sustentável desta semana.

Em Mato Grosso existem hoje 34 centrais de recebimento de embalagens de agro defensivos. Nelas são feitas a separação por tipo de plástico e depois as embalagens são prensadas. Conforme Sidnei Schaffer, engenheiro agrônomo e responsável técnico pela central localizada em Campo Novo do Parecis, a maior concentração de recebimento ocorre entre os meses de janeiro e julho.

“O que era problema na propriedade virou solução e hoje somos exemplo para outros setores que precisam fazer a logística reversa, o gerenciamento dos resíduos sólidos”, comenta Schaffer.

Na propriedade em que o gestor de suprimentos Douglas Chiamulera trabalha, localizada na região do Chapadão do Parecis, um local exclusivo foi construído para guardar as embalagens, todo cercado com tela para evitar a entrada de animais ou aves, como indica a legislação.

As embalagens, pontua Chiamulera, ficam armazenadas no local até serem levadas para a central de coleta. “A gente acaba já rasgando, perfurando a embalagem, até mesmo para evitar a reutilização. A embalagem química aqui na nossa propriedade é feita a tríplice lavagem e dado o descarte correto que é necessário pra ela”.

Canal Rural

Postado em 22 de fevereiro de 2023

No Banner to display