(84) 99828-4059
Sebrae topo

Brasil volta a ter ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Pesca

Foto: Agência Brasil

Na tarde deste domingo (1º), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi empossado para o seu terceiro mandato como presidente da República. Com o retorno dele ao poder, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será reorganizado, com a reativação de dois ministérios: o do Desenvolvimento Agrário e o da Pesca.

Para a estrutura que seguirá reconhecida pela sigla Mapa, o ministro escolhido por Lula foi o senador Carlos Fávaro (PSD-MT). Com a ida do parlamentar para o primeiro escalão do Executivo federal, a primeira suplente Margareth Buzetti, também do PSD, deve assumir a cadeira no Senado Federal a partir de fevereiro.

Extinto por Michel Temer em 2016, o Ministério do Desenvolvimento Agrário será reativado por Lula neste início de seu terceiro mandato à frente da Presidência da República. Para a função, o nome de Paulo Teixeira, que em outubro foi reeleito deputado federal pelo PT de São Paulo, foi anunciado na última semana.

Um dia após ser anunciado como ministro, Teixeira foi entrevistado pelo Canal Rural. Ao conversar com a jornalista Pryscilla Paiva, apresentadora do ‘Mercado & Companhia’, ele destacou que o foco de sua gestão à frente da pasta será garantir alimentos à população. Além disso, o petista falou em fortalecer o Plano Safra, melhorar o o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e sugeriu que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deverá ficar sob os cuidados do recriado ministério.

Canal Rural

Postado em 2 de janeiro de 2023

No Banner to display