(84) 99828-4059
Detran - FEv-22

Casa do Artesão vai mudar realidade dos artesãos do Seridó

O artesão como protagonista da sua própria arte. É assim que deve ser após a inauguração da nova Casa do Artesão de Caicó. Reformado e ampliado pelo Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão e Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), o espaço recebeu investimentos de R$ 793 mil e está pronto para ser aberto.

“No lugar o artesão vai poder divulgar e comercializar seus produtos sem a nefasta intervenção dos atravessadores. É um espaço múltiplo, que além da exposição artesanal, poderá promover oficinas, encontros, palestras, debates, lançamentos de livros e moda”, descreve Graça Legal, coordenadora do Proarte na Sethas, para quem a Casa representa o reconhecimento da atividade artesanal na região Seridó como um dos segmentos mais importantes na geração de emprego e renda.

O Seridó é rico nos artesanatos em couro, madeira, cerâmica e o bordado, polarizado nas cidades da microrregião do Seridó Ocidental, acaba de ser registrado como IG – indicação geográfica. Ou seja, os artesanatos bordados em Caicó ganharão o selo “Indicação de procedência – bordado de Caicó”. E a Casa será mais um espaço para divulgar e comercializar esse verdadeiro patrimônio cultural.

“Essa obra representa a realização de um sonho antigo dos artesãos que ousaram sonhar com um espaço onde pudessem comercializar seus produtos e viabilizar melhoria na qualidade de vida de cada um”, acrescenta a coordenadora do Proarte. A reforma foi concretizada com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Fonte: Assecom/RN

Postado em 25 de junho de 2020
Classificados