(84) 99828-4059
Detran - FEv-22

Ceasa-RN realiza ação de orientação sobre o descarte correto de lixo

Um dos maiores problemas das grandes cidades, hoje em dia, é o acúmulo de lixo ocasionado pelo descarte incorreto, o que pode ocasionar diversos problemas como entupimento de bueiros, proliferação de pragas como ratos, baratas e moscas. Nas Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN), o descarte incorreto é uma realidade que vem causando preocupação, apesar de todos os esforços da administração em solucionar esse problema.

A Ceasa-RN recolhe por dia entre 4 e 9 toneladas de lixo, o que exige um trabalho diário para manter as áreas comuns limpas. A maioria dos descartes é oriundo de resíduos orgânicos como frutas, verduras e hortaliças que sofreram algum tipo de avaria ou estragaram. Além disso, são recolhidos descartes de embalagens, de caixas, papéis e plásticos.

Grande parte desses descartes estavam vindo de forma externa, por meio de caminhões das grandes redes de supermercados que compram, diariamente, na Ceasa-RN. Os materiais transportados nesses caminhões estavam sendo jogados de forma incorreta dentro do pátio da Ceasa-RN, provocando obstrução dos bueiros de escoamento de água.

  A Administração, então, iniciou um trabalho de fiscalização e orientação junto aos caminhoneiros sobre o descarte irregular de lixo e sua consequência para o meio ambiente. A ação durou 15 dias e foi realizada na portaria de entrada durante a madrugada. Além de passar orientações, a equipe de fiscais de mercado realizou a abertura dos caminhões para verificar a presença de lixo que, porventura, viria a ser descartado dentro do pátio Ceasa-RN de forma irregular. 

  “O principal objetivo foi orientar sobre o descarte correto de lixo e evitar transtornos como entupimento da rede de esgoto da Ceasa-RN. Foi uma ação técnica que demonstra a nossa preocupação em manter uma Ceasa-RN limpa e organizada para todos. ”, ressaltou o diretor-presidente, Flávio Morais. 

  A limpeza da Ceasa-RN é feita pela empresa terceirizada Interbrasil que conta com 12 profissionais que fazem a limpeza das vias, banheiros, mercados e da administração. Também são disponibilizadas caçambas de coleta de lixo posicionadas estrategicamente no pátio para que os usuários descartem seus resíduos nos locais apropriados. Já a coleta de lixo é feita pela empresa contratada Ambiente Limpo que disponibiliza, diariamente, o caminhão compactador de lixo.

“Hoje, a Ceasa-RN vive uma outra realidade com uma equipe que faz a limpeza durante todo o dia, contudo pedimos que as pessoas não descartem o lixo no chão ou em locais inapropriados, pois a colaboração de todos é essencial para manter um Ceasa-RN limpa e confortável para lojistas, trabalhadores e clientes.”, enfatizou o diretor-presidente.

Postado em 2 de julho de 2021
Classificados