(84) 99828-4059
Sebrae topo

Chuvas ultrapassam 100mm no leste e agreste potiguar

Foto: Reprodução

As regiões do Leste Potiguar e Agreste Potiguar registraram acumulados de chuva acima de 100 milímetros (mm) em diversos municípios, das 9h15 de ontem (02) até o mesmo horário de hoje (03), de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O município de Vila Flor foi o que registrou maior volume do período, com 122 mm, seguido de Nísia Floresta com 109mm e Baía Formosa com 107mm, todos no Leste Potiguar e Jundiá, no Agreste Potiguar, 103,2mm. Na capital potiguar choveu 56mm. No total, 101 municípios registraram chuvas no RN.
Pela climatologia, o Rio Grande do Norte se encontra no período chuvoso devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) sob o Nordeste do Brasil até o mês de maio. “Nesse período chuvoso, também há transição entre as estações verão/outono. As chuvas que ocorreram nas últimas 24h, sobretudo nas regiões Leste e Agreste do RN, são fruto da atuação da Zona de Convergência Intertropical associada ao Sistemas de Ventos do Leste”, explicou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Bristot explica ainda que alguns bloqueios atmosféricos estão atuando, obstruindo uma maior formação de chuvas no interior do Estado. “A previsão aponta a tendência da continuidade de chuvas e aumento do volume no interior do estado com o afastamento dos bloqueios nos próximos dias”, disse.
A previsão para o final de semana é de céu nublado com chuvas em todas as regiões do estado e em qualquer horário do dia.
O Sistema de Monitoramento da Emparn pode ser acessado por meio dos seguintes endereços: emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está com efetivo mobilizado, de prontidão e realizando vistorias preventivas em áreas de risco sob monitoramento em função dos alertas de chuvas intensas emitidos pela Emparn e demais institutos de meteorologia para algumas regiões do estado do Rio Grande do Norte.
A Defesa Civil do Estado não recebeu qualquer chamado em função de eventos adversos dessa quinta-feira até a manhã desta sexta-feira, 3. Há um novo alerta de perigo vigente para chuvas intensas na região do litoral setentrional do Rio Grande do Norte e Região Metropolitana de Natal, para 30 municípios, da manhã desta sexta-feira até a manhã deste sábado, 4, e alerta de perigo potencial ou de atenção para 147 municípios do semiárido do RN.
As coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil, no Rio Grande do Norte, estão atuando e mantendo contato com a Defesa Civil do Estado.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil disponibiliza à população os canais de acesso à informação, como alertas emitidos a partir das análises de dados dos serviços de meteorologia. Ao efetuar o cadastro, o cidadão passa a receber esses alertas. Whatsapp: 55 61 2034-4611 ou no link: https://wa.me/556120344611; ou receber via SMS, cadastrando o CEP através do número: 40199

Balanço das chuvas
Boletim Pluviométrico referente ao período das 9h15 de quinta-feira (02) até o mesmo horário desta sexta-feira(03)
Municípios com chuva: 101

Região Leste Potiguar
Vila Flor- 122 mm
Nísia Floresta – 109mm
Baía Formosa- 107,4mm
Canguaretama 105,6mm
Rio do Fogo 103,6mm
Goianinha- 97,8mm

Região Agreste
Monte Alegre- 104 mm
Jundiá 103,2mm
Brejinho 71,8mm

Central Potiguar
Caiçara do Norte- 29,6mm
Lagoa Nova- 21,6mm

Oeste Potiguar
Baraúna- 28,2mm
Mossoró- 26,6mm

Postado em 3 de março de 2023

No Banner to display