(84) 99828-4059
Sebrae topo

Ciclone causa prejuízos para produtores rurais da região Sul

Divulgação/Gadolando

O ciclone extratropical que avançou pela região Sul gerou prejuízos para produtores rurais, especialmente criadores de gado leiteiro e plantadores de fumo.

Foram registrados danos em galpões e estruturas agrícolas e perdas em lavouras. O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ainda está fazendo o levantamento das perdas no campo.

De acordo com a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), galpões foram destruídos e mais de 500 produtores tiveram as estruturas de suas fazendas atingidas somente na região Celeiro, no noroeste gaúcho.

Na região, as cidades de Humaitá, Nova Candelária, Tucunduva, Doutor Maurício Cardoso, Crissiumal, Horizontina e Sede Nova estão entre as mais afetadas pelo fenômeno. Houve também impacto em Campo Novo e Coronel Bicaco.

“Temos produtores procurando vacas em escombros, não temos onde ordenhar e os vizinhos estão ajudando, levando as vacas para tentar ordenhar. Realmente é um cenário muito triste e lamentável que estamos atravessando”, disse Marcos Tang, presidente da Gadolando, em nota.

Globo Rural

Postado em 14 de julho de 2023

No Banner to display