(84) 98867-6113

No Banner to display

Conselho aprova o Plano Estadual do Artesanato do Rio Grande do Norte

O Conselho Estadual do Artesanato aprovou o Plano Estadual do segmento que vai direcionar e orientar as ações do Estado para atender aos mais de 9 mil profissionais que estão na atividade nos dez territórios de cidadania no Rio Grande do Norte.

Elaborado pelo Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proarte), vinculado à Coordenadoria de Projetos Especiais (Copes) da SETHAS, o Plano vai possibilitar a realização de ações para fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato potiguar.

A aprovação do Plano é uma das ações do Proarte que celebra de forma antecipada o Dia do Artesão, 19 de março. O Programa também está publicando diariamente este mês, em suas redes sociais (perfil @sethasrn no Instagram e no Facebook), a série “Faces do Artesanato Potiguar” com depoimentos de mulheres e homens que com o seu ofício divulgam a memória e a cultura do RN.

De acordo com o coordenador da Copes, Jair Macedo, as ações voltadas para o artesanato serão executadas de forma articulada com outros órgãos estaduais como a Secretaria de Turismo e a Fundação de Cultura José Augusto.

“Também vai proporcionar melhorias nas condições de vida de artesãs e artesãos preservando aspectos culturais e ambientais do Estado”, frisou o coordenador da Copes.

O Plano vai possibilitar ao Estado subsidiar os debates que vão ocorrer a partir da 1ª Conferência Estadual do Artesanato, com data ainda a ser marcada, explica a coordenadora do Proarte, Graça Leal.

“A instituição do Conselho e a aprovação da minuta do Plano Estadual contribui para a estruturação das políticas públicas voltadas para os artesãos e artesãs do Rio Grande do Norte”, assinala a coordenadora do Proarte.

A aprovação do Plano foi o primeiro ato do Conselho Estadual do Artesanato cujo novo presidente, Domingos Sávio da Costa, da equipe do Proarte, tomou posse nesta terça-feira (16) junto outros com cinco conselheiros e um assessor da entidade.

Entre os objetivos específicos do Plano estão a promoção da atividade e da cadeia produtiva do artesanato por meio da formação, capacitação e qualificação da mão de obra artesã no RN além de apoiar a divulgação e comercialização da produção local visando, não apenas o mercado interno, mas também o nacional e internacional.

Composição do Conselho Estadual do Artesanato do RN

Presidente: Domingos Sávio

Conselheiros:

Edilza Fernandes do Nascimento – Federação dos Artesãos do RN;

Junia Pinheiro da Silva – Federação dos Artesãos do RN

Molga Freire – Emprotur;

Ana Rita Salgado Gadelha – Emprotur;

Ailma Firmino Geraldo – Fórum Potiguar de Economia Solidária;

Joselito Costa Martins – Assessor do Conselho.

Postado em 18 de março de 2021

No Banner to display