(84) 99828-4059
Sebrae topo

Demandas das comunidades rurais são discutidas na Plenária do Sertão do Apodi

Fotos: João Vital

O Sertão do Apodi recebeu, nesta terça-feira, 27, mais uma plenária para construção do Plano Plurianual (PPA) 2023-2027, RN Participativo, do governo do estado, onde representantes das comunidades rurais se reuniram para discutir as demandas e necessidades locais. O encontro contou com a presença de mais de 300 pessoas, incluindo estudantes, professores, servidores públicos, líderes sindicais e autoridades locais.

Durante a plenária, diversas demandas foram apresentadas e discutidas, refletindo as preocupações e aspirações da população rural do Sertão do Apodi. Entre as principais reivindicações destacaram-se: o fomento à economia solidária, com prioridade para mulheres empreendedoras; a destinação de recursos para o desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia na economia solidária; a garantia da segurança alimentar aliada à agricultura familiar; o fortalecimento da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural); a ampliação das ações de segurança na zona rural; a melhoria da qualidade do ensino na zona rural; o aumento do apoio à cadeia produtiva do leite; a promoção do esporte e da cultura para a juventude rural, como forma de combate à vulnerabilidade social, ao risco de drogas e à criminalidade; a garantia de recursos para políticas de convivência com o semiárido, como a construção de cisternas, o tratamento da água, o saneamento rural e o reúso de água; e a retomada da política de fomento à produção da castanha de caju.

Além dessas questões relacionadas ao desenvolvimento rural, também foram abordados outros temas de grande relevância para a região. Dentre eles, a duplicação da BR 304, a necessidade de estruturação dos hospitais regionais de Apodi e Caraúbas para melhor atender à saúde pública na região, a retomada da instalação do Campus UERN em Apodi, a defesa de políticas permanentes de assistência estudantil, a implantação e manutenção dos ambulatórios LGBTQIA+ no interior do estado, e a reforma completa das Companhias de Polícia Militar de Patu, Apodi e Alexandria, visando dotá-las de toda a infraestrutura e efetivo necessários.

Entre os presentes na plenária estavam Lyane Ramalho, secretária de estado da saúde pública; Agnaldo Fernandes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi (STTR); Renan Mendonça, prefeito de Upanema; Flávio de Tico, prefeito de Rodolfo Fernandes; Michela Calaça, assessora da Secretaria-Geral da Presidência da República; Eliane Bandeira, presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Júlio Thalles, defensor público; Lusia Pinto, diretora da 13ª Direc de Apodi; Sandra Silva, representante da comunidade Jatobá; América Fonseca Carnaúba, representante da comunidade cigana da região; Rejane Medeiros, da CF8 Marcha Mundial das Mulheres; Pedro Marcolino, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Ari Oliveira, da diretoria da União Estadual dos Estudantes; além de vereadores dos municípios do território.

Durante a plenária, a secretária Lyane Ramalho destacou a importância do evento e enalteceu a proximidade do executivo estadual com a população. Ela ressaltou que o governo está comprometido em ouvir as demandas importantes relacionadas à saúde e se comprometeu a levar essas necessidades para a Governadora Fátima Bezerra, a fim de buscar soluções e melhorias para a região.

Já Agnaldo Fernandes, presidente do STTR, expressou sua esperança de que as demandas dos povos do campo sejam ouvidas e atendidas em relação à infraestrutura, segurança hídrica, melhoria nas estradas, saúde e educação. Ele ressaltou que tais medidas são fundamentais para explorar o potencial rural da região e garantir a segurança alimentar das comunidades.

A plenária foi encerrada com a expectativa de que as demandas apresentadas sejam devidamente consideradas para compor o documento final que será enviado à Assembleia Legislativa até o final de agosto deste ano.

A próxima plenária, que acontecerá amanhã, dia 28, será realizada no município de Mossoró, no Teatro Lauro Monte Filho, às 9h, e abordará as demandas do Território Açu-Mossoró.

PLATAFORMA DIGITAL

Além da participação presencial nas plenárias territoriais, é possível contribuir com o Plano Plurianual através do aplicativo “RN Participativo”, disponível para download nas lojas de aplicativo ou acessando o endereço “participativo.rn.gov.br”. Ao acessar e realizar o cadastro, o cidadão irá identificar para qual território deseja direcionar a contribuição, selecionando a cidade. Após isso, pode votar em até 3 propostas oficiais do governo. Também é possível votar em até 3 propostas sugeridas pela população e pode sugerir até 3 novas propostas para serem votadas pela população.

Postado em 28 de junho de 2023

No Banner to display