(84) 99828-4059
Detran - FEv-22

Dia do Extensionista Rural é comemorado neste dia 6 de dezembro

O Dia do Extensionista e da Extensionista Rural foi celebrado nesta segunda-feira (06/12), com uma solenidade no auditório da Emater-RN, onde foram apresentadas experiências bem sucedidas de extensão rural, com a participação de agricultores familiares, técnicos e demais servidores, da ativa e aposentados, além de autoridades estaduais. Também foi apresentado o documentário “As Extensionistas”, produzido pela Assessoria de Comunicação da Emater-RN e que está disponível para ser assistida no canal da instituição do YouTube.

Além do diretor-geral da Emater, Cesar Oliveira e do secretário titular da Sedraf, Alexandre Lima, participaram o vice-governador Antenor Roberto, representando a governadora Fátima Bezerra; o deputado Souza e a deputada Isolda Dantas, ambos da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o senador Jean Paul (PT), o secretário do Projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro, o presidente da Associação de Servidores da Emater, Edson Zumba, e representantes dos movimentos sociais da área rural.

As experiências de Ater apresentadas durante a solenidade foram trazidas por agricultores ou pelos técnicos que assistem os agricultores nas propriedades. Foi o caso do extensionista Jean Gonçalves representando o agricultor José Jadriel dos Santos, de Jaçanã, pioneiro na produção agroecológica de videiras na região do Trairi.

O agricultor Ismael Florêncio da Silva, da comunidade Baixio, assistido pelo técnico de Santo Antônio, Adenildo Pereira de Souza, é experimentador em horticultura, piscicultura e avicultura de corte e apresentou a sua experiência no evento.

De Ceará Mirim, o agricultor familiar Emanoel José Filho, produtor do PA União, falou sobre sua experiência com fruticultura irrigada e no fornecimento ao Programa Compra Direta. O grupo do assentamento foi contemplado com um projeto do Governo Cidadão para implantar um pomar de caju, acerola, banana, além de receber um trator e implementos agrícolas.

AGENTES DE DESENVOLVIMENTO RURAL

A sociedade em geral, seja a rural ou a urbana, precisa do trabalho dos extensionistas e das extensionistas rurais para ter acesso a uma alimentação saudável. Os extensionistas rurais permeiam várias áreas do conhecimento: engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas ou técnicos em agropecuária, médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, entre outras.

São profissionais que atuam direta ou indiretamente nas ações voltadas às famílias rurais, através das políticas públicas direcionadas ao campo e na produção de alimentos saudáveis, por meio da agricultura familiar.

A profissão extensionista nasceu na Inglaterra, a partir da escola dos Land Grant Colleges, chegando ao Brasil com o Projeto ETA, que criou a Associação de Crédito e Assistência Técnica de Minas Gerais (ACAR-Minas), no dia 6 de dezembro de 1948, a primeira instituição estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural no país.

No Rio Grande do Norte, os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural surgiram em 1955, através da Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (ANCAR), inicialmente nos municípios de Santa Cruz, São Tomé, São Paulo do Potengi e Currais Novos. As atividades de extensão rural completaram, em 2021, 66 anos de existência em solo potiguar. Na década de 70, com a extinção da Ancar, foi criado a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), que, anos depois, tornou-se Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, autarquia vinculada ao Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf).

“Toda profissão tem sua importância e tem o seu reconhecimento perante a sociedade, mas quero destacar o papel que desempenham os extensionistas e as extensionistas rurais. São aqueles profissionais que acompanham, orientam, assessoram, de forma sistemática, permanente, os agricultores e agricultoras familiares que produzem alimentos saudáveis. Por isso, quando você for fazer uma refeição, saiba que esse alimento que você consome teve a participação de um extensionista e de uma extensionista rural”, resume Cesar Oliveira, diretor geral da Emater.

Postado em 6 de dezembro de 2021
Classificados