(84) 99828-4059
Sebrae topo

Em meio à pandemia, PIB agropecuário cresceu no segundo trimestre de 2020

Em meio aos efeitos da pandemia de coronavírus sobre a economia brasileira, a agropecuária brasileira registrou crescimento de 1,2% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou, nesta terça-feira (1/9), o relatório do Produto Interno Bruto (PIB) no período.

“A Agropecuária cresceu 1,2%, em relação a igual período de 2019, o que pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no segundo trimestre e pela produtividade”, diz o IBGE, em nota.

Os números mostram que o setor foi o único que conseguiu manter o desempenho positivo no intervalo de abril a junho de 2020, enquanto o resultado geral da economia coloca o Brasil novamente em uma situação de recessão técnica (dois trimestres seguidos de retração).

Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, houve uma expansão de 0,4% da agropecuária nacional. No acumulado dos últimos quatro trimestres, a agropecuária nacional tem crescimento de 1,5%. E no primeiro semestre de 2020, o crescimento foi de 1,6%, de acordo com o IBGE.

Resultado geral
No resultado geral da economia brasileira, o Produto Interno Bruto teve queda de 9,7% na comparação do segundo e do primeiro trimestre deste ano. De acordo com o IBGE, foi a maior queda para a período desde o início da série histórica, em 1996, puxada, principalmente, pela indústria e pelos serviços, em meio aos efeitos da pandemia e das medidas de distanciamento e isolamento social.

Em comparação com o segundo trimestre de 2019, a contração da economia brasileira foi de 11,4%, também a maior variação negativa para o período em toda a série histórica do IBGE. Enquanto a agropecuária cresceu nesta base de comparação, a indústria teve retração de 12,7% e os serviços, de 11,2%.

O consumo das famílias brasileiras também registrou a maior queda na série histórica do IBGE: 13,5%. Foi o segundo resultado negativo na comparação de um trimestre com o mesmo período no ano anterior, depois de 11 trimestres consecutivos de avanço, um movimento explicado pelo isolamento social e as restrições de funcionamento de algumas atividades, especialmente de serviços.

No acumulado dos últimos 12 meses, a economia brasileira registrou uma contração de 2,2%. E considerando apenas o primeiro semestre de 2020, a queda no Produto Interno Bruto do Brasil foi de 5,9% em comparação com o mesmo período no ano passado.

Fonte: Globo Rural

Postado em 2 de setembro de 2020

No Banner to display