(84) 99828-4059
RN 12/2021

EMPARN participa da EXPOFRUIT 2021

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), participa, de 24 a 26 de novembro, da edição 2021 da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada, que será realizada na Estação das Artes, Mossoró/RN. Com o tema “Valorizando as Oportunidades na Fruticultura”, a Expofruit é o principal evento da fruticultura no Brasil.

A Emparn estará presente no estande institucional do Governo do Rio Grande do Norte, dividindo o espaço com outras instituições como Sape, Idema, Igarn, Emater e Idiarn. Além da distribuição de folders com resultados de pesquisas e indicações de plantios, pesquisadores da equipe da Emparn irão esclarecer dúvidas dos produtores e visitantes.

Na área de meteorologia, o pesquisador Josemir Araújo Neves, vai esclarecer dúvidas sobre projetos de mapeamento de cheias no piranhas-açu com o uso de drones.

Já a pesquisadora, Fátima Dutra, apresentará as atividades do Laboratório de Biotecnologia, ao qual coordena há mais de 10 anos. Os visitantes vão conhecer um pouco da técnica de “micropropagação ou multiplicação in vitro”, que é a técnica de produção de mudas por cultura de tecidos vegetais em laboratório, amplamente adotada na produção comercial. Entre os diferenciais da técnica está a multiplicação rápida e em curtos períodos de tempo das mudas, com o destaque de manter a identidade genética das plantas e a resistência às doenças como o mal-do-panamá e o mal da sigatoka. O laboratório, além de fruticultura, iniciou trabalhos com plantas ornamentais.

CFO
Durante o 28º Curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO), promovido pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte – IDIARN, juntamente com a Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Norte – MAPA, Diretor Técnico e de Pesquisa da Emparn, Marcone César Mendonça Chagas irá ministrar palestra sobre aspectos bioecológicos e estratégias de controle de pragas.

O CFO tem como objetivo, atender o protocolo sobre os requisitos fitossanitários essenciais para profissionais ligados ao setor de exportação.

Postado em 23 de novembro de 2021
Agi