(84) 99828-4059
Sebrae topo

Estande Raízes do Seridó do Sebrae destaca a diversidade do artesanato na Famuse

O Sebrae no Rio Grande do Norte apostou nas origens e diversidade do artesanato na região sertaneja para marcar presença na 38ª edição da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE). Com o tema “De Volta Para o Meu Aconchego”, a feira começou nesta quarta-feira (26), em Caicó. O Sebrae montou no evento o espaço denominado Raízes do Seridó, que expõe e enaltece a variedade de tipologias e criatividade dos artesãos seridoenses. A Famuse voltou a ser realizada no largo da Praça do Rosário, após algumas edições no Complexo Cultural Ilha de Sant’Ana, e prossegue até o domingo (30).

A feira conta com 70 estandes e o do Sebrae é uma atração à parte. Entre os expositores do espaço, está Dácio Lima, artesão e responsável por toda a idealização da Seridó Couros, empresa parceira do Sebrae, que vem há mais de um ano realizando um trabalho que fomenta ainda mais a criatividade através do incentivo e consultoria prestados pelo Sebrae.

O artesão destaca a importância de ter a instituição como agente de transformação na história da Seridó Couros e lembra-se de quando o trabalho, ainda de maneira rudimentar, começou a despontar através do conhecimento gerado pela parceria, e como foi importante para ele, como seridoense, artesão e especialista em arte em couro, entender que seu trabalho necessitava de um olhar mais apurado para crescer cada vez mais.

Para o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, a entidade tem grande papel ao apoiar os pequenos negócios e agenciar o desenvolvimento dos territórios.

“Além de identificar as oportunidades existentes no Seridó e trazer felicidade àqueles que estão empreendendo, o Sebrae vem ajudando também no desenvolvimento econômico, fazendo com que as pequenas empresas da região ganhem competitividade diante de cenários adversos.”, ressaltou.

João Hélio ressalta que o Sebrae subsidia diversas ações para manter e desenvolver a longevidade empreendimentos, diminuindo o índice de mortalidade dessas micro e pequenas empresas. O diretor ainda destacou a diversidade do território do Seridó e suas atividades econômicas, que trazem robustez à economia local e complementa que a longevidade e importância da FAMUSE mostram a importância da Economia Criativa para a região do Seridó.

Economia Criativa

De acordo com Iure Dantas, Designer, consultor do Sebrae e especialista em projetos de Economia Criativa, o espaço vem para ressaltar ainda mais o artesanato seridoense, que retoma o espaço Raízes do Seridó na área do Sebrae. Em 2022, o espaço expôs trabalhos relacionados ao bordado de Caicó, com a coleção “Souvenir de Caicó” e também diversos produtores de queijos artesanais, premiados no Seridó.

Iure conta que a atuação do Sebrae cria uma política de valorização e fomento ao artesanato local, através de uma grande vitrine com curadoria orientada pela exposição do artesanato de inúmeros artesãos, tais como Adonay Dantas, Davina Santos e peças bordadas da Casa das Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, entre outros tantos artistas seridoenses.

O espaço Raízes do Seridó, porém, dá um foco principal ao trabalho de Dácio Lima e Seridó Couros que este ano expõe a “Coleção Casario”, que possui peças e mobiliário trabalhados em couro bovino e caprino, inspirados no Art Décor Nordestino, além das tradicionais sandálias e quadros de parede e bancadas. O designer cita também que para 2024, cria-se a necessidade da abertura de um edital para a participação dos demais expositores e artesãos com a intenção de motivar a antecipação do processo seletivo e auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento do trabalho de cada concorrente à vaga.

Abertura

A abertura da FAMUSE contou ainda com a presença da Governadora do RN, Fátima Bezerra, que volta seu olhar todos os anos à Festa de Sant’Ana de Caicó, não apenas de maneira econômica, mas como apreciadora da cultura e fé, como tão bem cita em seu discurso de abertura na Feira. Fátima ressalta que a FAMUSE se insere no calendário de eventos do RN como um dos mais tradicionais do estado e que se consolidou a partir da oferta e comprometimento de inúmeros nomes importantes do artesanato seridoense, tais como Arlete Silva e Iracema Nogueira (CRACAS), Salmira Torres (Secretaria do Turismo de Timbaúba dos Batistas), Graça Leal (PROART SETHAS -RN), que nunca perderam a esperança e confiança.

Pedro Medeiros, gerente do Escritório Regional do SEBRAE em Caicó, também estava presente no local e destaca Caicó como celeiro da cultura para o Rio Grande do Norte. “A FAMUSE aflora as emoções do artesão, e o Sebrae se entrelaça por essa emoção ao vestir a camisa.” Segundo ele, acontece uma promoção da cultura através do espaço Raízes do Seridó, que enaltece a mostra dos produtos que orgulham o povo seridoense.

A FAMUSE acontece durante o período da Festa de Sant’Ana em Caicó, que vai até domingo) e estará aberta ao público gratuitamente das 10 às 22h. O evento é uma realização do Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (CRACAS), e da prefeitura de Caicó, e conta com o apoio do Sebrae-RN.

*Com informações da Referência Comunicação

Postado em 28 de julho de 2023

No Banner to display