(84) 98867-6113

No Banner to display

Fiscais Estaduais Agropecuárias/Veterinárias da ULSAV de Mossoró realizaram, investigação epidemiológica

As Fiscais Estaduais Agropecuárias/Veterinárias da ULSAV de Mossoró, Fabiana Lo Tierzo e Ana Maria Fernandes, realizaram no dia 01/06, investigação epidemiológica nas redondezas do lixão de Mossoró, afim de verificar a suspeita de ocorrência de mortes de suínos. No entanto, não localizaram produtores com relatos de mortandade.

A preocupação com mortalidade de suínos ocorre devido em 2009 terem sido diagnosticados no RN 13 focos da Peste Suína Clássica (PSC), onde 621 animais foram sacrificados. E mais recente em outubro/18 surgiram focos no CE, em abril/19 no PI e outubro/19 em AL.

A PSC é causada por um vírus, cuja transmissão ocorre através de animais infectados e objetos/fômites contaminados. É uma doença de Notificação Obrigatória, ou seja, a propriedade em que houver suínos com os seguintes sintomas como: apatia, prostração, hemorragias, morte súbita, conjuntivite, taquipnéia, convulsões, morte súbita, o produtor deve comunicar imediatamente o Serviço Veterinário Oficial do Estado, que é o IDIARN.

Fonte: AFA-RN

Postado em 2 de junho de 2020

No Banner to display