(84) 99828-4059
Classificados Topo

Focos no RN de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo são duas doenças que acometem os equídeos(cavalos, asininos e muares), consideradas de notificação obrigatória ao órgão de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, o IDIARN.

Não há vacina, nem tratamento, sendo a eutanásia/sacrifício do animal acometido e o saneamento da propriedade as únicas formas de controle da disseminação das doenças , conforme as diretrizes do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).

O IDIARN, através dos Fiscais Estaduais Agropecuários, tem realizado o atendimento a diversos focos no RN nos primeiros meses do ano em diversos municípios do Estado, como em Rafael Fernandes, Encanto, Bom Jesus, Pilões, Tenente Ananias, Parazinho, Goianinha etc.

O papel do criador é fundamental: realizando os exames para AIE e Mormo a cada 60 dias, adquirindo apenas equídeos testados negativos, bem como não participando de eventos agropecuários clandestinos.

No site do IDIARN www.idiarn.rn.gov.br há mais informações sobre as doenças e no instagram @afa_rn imagens das atividades dos Fiscais Estaduais Agropecuários do RN.

Postado em 24 de fevereiro de 2021
Classificados