O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), instalou nesta sexta-feira (23) o Grupo de Trabalho para o Polo em Referência em Produção de Energia Limpa e Renovável do Rio Grande do Norte, no âmbitoa da Câmara Setorial de Energia. O Grupo de Trabalho foi criado através de portaria, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 17, com o objetivo de elaborar estratégias para alavancar a implantação de projetos em energia renováveis, promovendo a inovação e atraindo investimentos para o RN.
Entre as principais metas do grupo, está o desenvolvimento da indústria eólica offshore no litoral do RN, incluindo “planos e estratégias para a construção de um porto multipropósito no litoral do RN que contemple, dentre outras atividades, as instalações para implantação e operação de usinas eólicas offshore”, como consta do documento. A portaria prevê que o plano seja apresentado em até 120 dias a partir da data de sua publicação.
Para o secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado a criação do Polo é um importante passo dentro da política econômica liderada pela governadora Professora Fátima Bezerra, consonante à estratégia do Governo em buscar o diálogo, oferecendo soluções em conjunto com a classe produtiva e a comunidade acadêmica. Ele frisou que o grupo irá tratar de temas em evidência no setor, como a geração eólica e solar, além de viabilizar novas alternativas para a geração de energia através de matrizes limpas, como é o caso do hidrogênio verde e do gás natural comprimido. “Com essa tecnologia é possível comprimir o gás natural em 600 vezes, até ele virar líquido, diminuindo o volume e reduzindo drasticamente os custos com transporte, e depois ele retorna à forma original de gás em um processo de expansão do material”, informou o secretário.
O Polo em Referência em Produção de Energia Limpa e Renovável é presidido pelo titular da Sedec com representação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria de Infraestrutura, Instituo de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) e Instituto Senai de Inovação (ISI).
Fonte: Assecom