(84) 99828-4059
Classificados Topo

Governo do RN fez entregas de semente nesta quinta (18/02)

O Governo do RN, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), e com o apoio da Emater-RN iniciou nesta quinta-feira (18), a distribuição das sementes do Programa Bancos de Sementes 2021, com o abastecimento das Regionais de Pau do Ferros e Umarizal.

A solenidade teve a participação da governadora @fatimabezerra13 , do titular da Sape, Guiga Saldanha , do diretor-geral da Emater, Cesar Oliveira , entre outras autoridades estaduais e locais.

Foram adquiridas aproximadamente 453 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo, que estão sendo distribuídas entre os 1.605 bancos de sementes, espalhados por 156 municípios do Estado, que juntos beneficiarão 52.912 agricultores familiares cadastrados pela Emater. O investimento total é de cerca de R$ 6,3 milhões, provenientes do tesouro estadual.

As sementes distribuídas são destinadas ao plantio de subsistência e forragem animal. As variedades de milho Cruzeta, feijão Riso do Ano e Miranda, e sorgo Ponta Negra e SF 15 são adaptadas às condições do semiárido do RN, permitindo precocidade e produção com baixo índice pluviométrico, resultantes de um longo trabalho de pesquisas da EMPARN/EMBRAPA.

Os agricultores interessados em participar do Programa devem se dirigir ao Escritório Local da EMATER do seu município ou ao Regional. O técnico local agendará uma visita à comunidade e, após reunião sobre o Programa junto aos interessados, providencia o cadastramento. Essas informações cadastrais são informatizadas, via sistema CERES da EMATER e, anualmente, a EMATER realiza a atualização da informação dos estoques de sementes nos Bancos para verificação da necessidade a ser reposta, bem como a inclusão e exclusão de Bancos e/ou agricultores.

Postado em 19 de fevereiro de 2021
Classificados