A região metropolitana também está no radar das entidades que oferecem assistência técnica e extensão rural. Esta manhã, uma comitiva formada por representantes da Emater-RN e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) realizou uma agenda técnica na comunidade de Pajuçara, na zona norte de Natal, com o objetivo de conhecer experiências bem sucedidas de hortas periurbanas. Participaram o diretor-geral da Emater, Cesar Oliveira; pela ANATER a diretora Loroana Santana, e o gerente Caramuru Paiva, o superintendente da Conab, Fábio Mendonça, o deputado estadual Francisco do PT, a vereadora Brisa, além de entidades ligadas aos movimentos sociais, como AACC, FETRAF, FETARN e MST.
A iniciativa busca fortalecer o instrumento de agricultura familiar na região metropolitana do Rio Grande do Norte e o desenvolvimento produtivo no município de Natal. A visita ocorreu na unidade produtiva do agricultor familiar Manoel Cândido do Nascimento e da esposa Simone, que há cerca de 10 anos produzem hortas para o sustento da família.
O projeto também tem a parceria do mandato da vereadora Brisa Bracchi, que fez um levantamento no qual foi possível identificar 130 experiências produtivas de hortas na capital potiguar. A ideia do grupo é incentivar a produção agroecológica e ampliar o acesso à alimentação saudável.
Após a visita de campo, a equipe seguiu para o Gabinete Civil do Estado, em uma conversa com o secretário Raimundo Alves. Foi apresentada a proposta de estabelecer parcerias entre os governos federal e estadual para o desenvolvimento de políticas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e mais recursos destinados ao fortalecimento dos programas de compras institucionais.
Após esse momento, a comitiva encerrou a agenda com uma visita ao Mercado da Agricultura Familiar, ao lado de representações políticas e movimentos sociais.