(84) 99828-4059
Classificados Topo

Idema disponibiliza acervo de biblioteca virtual para consulta pública

Foto: DANNY NUNES – IDEMA

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, disponibiliza aos servidores e à população, a sua Biblioteca Virtual, que tem o objetivo de possibilitar, em meio digital, o acesso ao acervo Técnico e Científico do Instituto, em espaço único da rede.

A Biblioteca Virtual do Idema está disponível para acesso, no site institucional, na Central de Serviços Online (https://sistemas.idema.rn.gov.br/biblioteca/).

A iniciativa é um dos produtos de inovação gerados a partir do Projeto Institucional de Inovação e Modernização na Gestão do Idema, fruto do Acordo de Cooperação Técnica-Científica entre o Instituto e a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN – FAPERN, e lançado no I Seminário Institucional de Inovação e Modernização do Idema, ocorrido nos dias 13 e 14 de dezembro do ano passado.

Segundo os coordenadores do Projeto de Inovação, Wanessa Dunga e Ilton Soares, foram inseridos até o momento 134 itens informacionais dos diversos setores do Idema, a exemplo de e-books, cartilhas, folhetos, livretos, manuais, instruções técnicas, artigos e legislação inerente à promoção da Política Ambiental do Rio Grande do Norte. “A biblioteca é um espaço para fomentar o compartilhamento de informações atuais, mas também de recuperar e preservar a memória do órgão”, destaca Ilton Soares.

De acordo com o pesquisador bolsista do Idema, Antônio Eufrásio, que é formado em Biblioteconomia, a Biblioteca Virtual foi desenvolvida em parceria com o setor de Tecnologia da Informação do Instituto Ambiental e apresenta um layout amigável e de fácil navegação, o que permite aos usuários a busca de forma rápida. “A biblioteca não é um produto finalizado. Ela será alimentada continuamente de acordo com a produção técnico-científica do Instituto”, esclareceu o bibliotecário.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a Biblioteca Virtual tem uma potencialidade ilimitada de geração de novos conhecimentos. “Além de ser uma ferramenta indispensável às novas formas de disseminação da informação e ao processo de inovação da gestão do Instituto”, afirmou o diretor.

O Idema viabiliza em seu site, idema.rn.gov.br, a Biblioteca Virtual e a Central de Serviços do órgão.

Postado em 25 de janeiro de 2022
Classificados