(84) 98867-6113

No Banner to display

IDIARN manda para reciclagem mais de 2 mil embalagens de agrotóxicos no interior

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) realizou neste fim de semana uma ação de fiscalização junto a revendedores de agrotóxicos no município de Cruzeta/RN, por ocasião do reconhecimento itinerante de embalagens vazias.

Durante a atividade, as revendas autorizadas para comercialização de produtos agrotóxicos, através de sua associação, receberam uma quantidade significativa de embalagens vazias. No total, 79 produtores realizaram a devolução, o que totalizou mais 2.900 embalagens de agrotóxicos descartadas de forma regular.

O IDIARN esteve presente para fiscalizar a devolução e garantir que os procedimentos da ação de descarte estejam dentro do que pede a legislação vigente.

O Rio Grande do Norte possui mais de 1100 tipos de produtos de agrotóxicos cadastrados no IDIARN e liberados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de mais de 30 revendas autorizadas pelo Instituto.

“Da compra até o descarte os produtores são orientados, é um processo simples, mas que exige atenção. As embalagens vazias já utilizadas não podem ser descartadas no meio ambiente nem de forma irregular, é de responsabilidade das revendas, indicar o local para devolução durante o ato da compra que, por sua vez, só pode ser realizada após apresentar uma receita agronômica emitida por um Engenheiro agrônomo”. Explica o diretor-geral do Órgão, Mário Manso.

Todas as embalagens vazias de agrotóxicos utilizadas no Estado são levadas para a central de devolução no município de Mossoró, onde são preparadas para a reciclagem.

As informações sobre o cadastro de agrotóxicos, fiscalização de comércios, transporte, uso e devolução de embalagens vazias podem ser encontradas no nosso site: www.idiarn.rn.gov.br.

Postado em 16 de dezembro de 2021

No Banner to display