(84) 98867-6113

No Banner to display

Lives técnicas e leilão marcam programação da EMPARN durante a 58ª Festa do Boi

O maior evento agropecuário do Nordeste brasileiro, terá uma versão totalmente digital em 2020. A 58ª Exposição de Animais, Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Norte – Festa do Boi, ocorrerá de 12 a 17 de outubro, por meio de plataformas digitais. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN, fará a pré-abertura deste importante na segunda-feira(12), às 17h com uma roda de conversa com os diretores da EMPARN, Rodrigo Maranhão e Marcone Mendonça e o Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha sobre o Leilão, novos formatos de divulgação e de transferência de tecnologia agropecuária, que são Semitech Virtual e o Techagro em Debate e a importância da EMPARN para agropecuária.

As lives técnicas ocorrerão durante os seis dias da Festa do Boi, com início às 17h, levando para o público o que há de mais recente na pesquisa agropecuária beneficiando especialmente o produtor rural.

No Semitech Virtual, um pesquisador apresenta um conteúdo atualizado relacionado a pesquisa agropecuária e no TechAgro em Debate, um time de pesquisadores, especialistas e produtores se reunirão para discutir um tema relevante do setor agro. Após as apresentações e debates, os pesquisadores vão responder ao vivo as perguntas lançadas no chat.

Participam das lives técnicas, pesquisadores da EMPARN/Embrapa, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA/PE), UNIFIP Centro Universitário/Patos, além de professores da UFRN, UFERSA, UFRPE e IFRN/Apodi.

A primeira live, ocorrerá na segunda-feira (12), após a roda de conversa no formato SemiTech Virtual, com o tema “Manejo Reprodutivo de Caprinos e Ovinos em Regiões Semiáridas”, tendo como palestrante Marciane Maia (EMPARN), médica veterinária doutora em reprodução animal. No segundo dia, terça-feira (13), no formato TechAgro em debate, abre as discussões com o tema “Avicultura Caipira: aspectos nutricionais, sanitários e manejo produtivo””, com a abordagem da “Alimentação e Nutrição de Aves Caipiras”, pelo professor Alex Martins Varela (UFERSA), “Manejo Sanitário de Aves Caipiras”, com a veterinária Vanessa Diniz (EMPARN), e “Manejo Produtivo na Avicultura Caipira (aves e equipamentos)”, com o professor Renato Alencar (IFRN/Apodi).

O terceiro dia de programação, quarta-feira (14), contará com a live no SemiTech Virtual, e tratará da “Produção de biomassa de mandioca para forragem”, com o palestrante Jaeveson Silva (EMPARN). No quarto dia, quinta-feira (15), o TechAgro em Debate, apresentará a “Palma forrageira na alimentação de bovinos”, e subtemas “Palma, a principal forrageira para bovinos leiteiros no semiárido”, com o professor Marcelo de Andrade Ferreira dos Santos (UFRPE), “Caminhos para a expansão da palma forrageira no RN”, com o Dr. Guilherme Costa Lima (EMBRAPA/EMPARN), e a “Importância da Palma Forrageira para o Semiárido”, com o Dr. Djalma Cordeiro dos Santos (IPA/PE). A mediação será feita pelo engenheiro agrônomo Fabrício Edino (SEAPAC).

O quinto dia de evento, sexta-feira (16), no “SemiTech Virtual” tratará da “Cochonilha-de-escama em palma forrageira: aspectos biológicos, controle e avanços na técnica de monitoramento”, tendo como palestrante o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Emparn, Dr. Marcone César Mendonça Chagas. Para finalizar essa série de lives, o sétimo dia, sábado (17), às 17h, a “TechAgro em debate”, apresentará “Palma e Outras Cactáceas no Sistema de Produção de Pequenos Ruminantes”, com os subtemas “Desempenho de cabras leiteiras no semiárido brasileiro alimentadas com cactáceas”, com o pesquisador José Geraldo Medeiros da Silva (EMPARN), “Possibilidades de uso das cactáceas em sistemas de produção de carne ovina”, com a professora Stela Antas Urbano (UFRN), “Sistema de alimentação para pequenos ruminantes com palma forrageira”, com o professor Airon Aparecido Silva de Melo (UFRPE). A mediação será feita pelo agropecuarista Alexandre Wanderley, engenheiro agrônomo e atual secretário adjunto da SAPE/RN.

A transmissão da programação digital ocorrerá simultaneamente por meio de diversas ferramentas, entre elas o site festadoboirn.com.br; Canais do Youtube: EMPARN, SEBRAE/RN e ANORC; Perfis do Instagram: EMPARN, FESTA DO BOI, ANORC, AGROSERTÃO E TNONLINE.

Leilão

A EMPARN, mais uma vez dá o nome ao tradicional Leilão EMPARN e Convidados, promovido pela E.M. Leilões, na 58° Festa do Boi. O evento será totalmente digital no dia 17 de outubro (sábado), às 14h. A empresa vai disponibilizar animais com a reconhecida genética e produtividade. Serão 28 animais, sendo 26 bovinos, sendo 05 da raça Pardo Suíça, 08 Gir Leiteiro, 05 Guzerá e 07 Sindi; 01 muar e 01 asinino.

O primeiro passo para comprar os animais ofertados no leilão EMPARN e Convidados, é se cadastrar gratuitamente junto a Agreste Leilões, no site www.agresteleiloes.com.br/cadastro plataforma digital onde ocorrerá a transmissão. O cadastro deve ser feito até às 16h da sexta-feira (16).

Após a aprovação do cadastro, basta o comprador acessar o site da leiloeira no dia 17 de outubro (sábado), às 14h e fazer o seu lance pelo telefone (82) 3036-7070.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo e-mail: contato@agresteleiloes.com.br ou pelo telefone/zap: (82) 8133-3226.

Os animais serão leiloados em lotes individuais e a condição de pagamento será em 30 parcelas (1+29) sem juros, sendo a primeira parcela paga por ocasião da liberação dos animais e as demais via promissórias bancárias.

Os negócios terão ainda comissões de compra e venda de 8%, para compradores e vendedores. Nos casos de pagamento total à vista, para os animais da EMPARN, o arrematante terá direito a desconto de 10%. Os animais estarão disponibilizados para remoção com seus respectivos exames de brucelose e tuberculose e cópias dos registros, no dia 19 de outubro de 2020 (segunda-feira), na base da EMPARN em que se encontrarem.

O edital e outras informações estarão disponíveis na sede da EMPARN, situada na Av. Eliza Branco Pereira dos Santos, s/n, Parque das Nações, Parnamirim/RN ou pelo telefone (84)3232-5864 nos ramais 204 e 234, no horário das 8h às 13h.

O Leilão EMPARN e Convidados é uma realização da E.M. Leilões e Agreste Leilões.

Fonte: Assecom

Postado em 9 de outubro de 2020

No Banner to display