
O forte calor da última semana provocou um fenômeno diferente no céu brasileiro: a lua apareceu alaranjada em muitas cidades do país, incluindo a capital paulista.
Filipe Pungirum, meteorologista da Climatempo, disse à CNN que o efeito pode ser resultado de partículas de poluição presas na atmosfera, além de fuligem resultante de queimadas no Pantanal e demais locais.
“Sabemos que essas partículas em suspensão na atmosfera acabam alterando a coloração tanto do nascer como do pôr-do-sol. Como estamos com uma atmosfera bem estável, toda a poluição fica presa nessa camada mais baixa e ela tem a capacidade de mudar a coloração de alguns elementos no céu, como, por exemplo, nosso luar”, afirmou Pungirum.
O especialista afirmou que o calor continua em outubro, com pelo menos mais um registro de grandes temperaturas na segunda quinzena do mês. Nos próximos dias, porém, a passagem de uma frente fria pelo Sudeste deve amenizar o calor na região de São Paulo, Vale do Paraíba, sul Fluminense e na cidade do Rio de Janeiro
“Ao longo da próxima semana, essa massa de ar quente volta a predominar e vamos sentir calor novamente. Muitas cidades correm o risco de bater novos recordes de temperatura máxima”, prospectou.
Fonte: CNN Brasil