(84) 99828-4059
Sebrae topo

Lula busca aproximação com agronegócio e terá encontro com fruticultores na quinta (21)

Foto: Reprodução

O governo está confiante numa redução no preço dos alimentos para o consumidor já no começo de abril, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve realizar a primeira reunião com setores do agro nesta quinta-feira (21), na Residência Oficial da Granja do Torto. Está previsto um encontro com empresários do setor fruticultura em um churrasco para marcar uma aproximação do chefe do Executivo com os empresários do agro. Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a ideia é que ocorram encontros quinzenais.

Após o setor de frutas, devem ocorrer encontros com integrantes da cafeicultura, pecuária, algodão e celulose, ainda sem ordem definida. Ainda segundo Fávaro, a iniciativa das reuniões partiu dos próprios setores.

O encontro de Lula com os empresários mostra uma aproximação do governo com o agronegócio, que registrou crescimento recorde em 2023 e foi fundamental para o aumento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O bom resultado foi considerado como um passo importante para integrantes do setor perderem a resistência com o governo Lula. Embora exista alguma desconfiança, o governo acredita que, com o lançamento de medidas, como o Plano Safra, e o aumento do diálogo, a tendência é que o empresariado melhore os olhares com a gestão atual.

Fora a resistência ao petista, diversas lideranças do setor participaram ativamente da campanha à reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante o 7 de setembro de 2022, usado pelo ex-presidente como palanque político, dezenas de tratores e veículos do agro participaram do desfile cívico-militar.

Após a queda de popularidade apontada por três pesquisas divulgadas no começo do mês, a redução no preço dos alimentos passou a ser uma das prioridades do governo.

Apesar do assunto não ter sido debatido na reunião ministerial desta segunda-feira (18), Fávaro disse à reportagem que o tema já havia sido amplamente debatido em reuniões ocorridas na semana passada.

Lula teve reuniões com Fávaro, Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto. Após o encontro, os integrantes do governo manifestaram confiança na redução do preço dos alimentos.

Preço dos alimentos
Segundo um levantamento feito pelo SBT News, a popularidade de Lula atingiu seu maior nível justamente em um período de baixa no preço da comida. Com o aumento na reta final de 2023, a avaliação do governo começou a cair.

Além de outros fatores, como falas de Lula em eventos internacionais, a comunicação do governo vem sendo alvo de questionamentos. O tema foi mencionado ontem pelo presidente, que vem manifestando a avaliação de que a população não está percebendo melhorias anunciadas pelo governo, como queda no desemprego, quantidade expressiva de pessoas ocupadas, redução do dólar, no preço médio da gasolina e do aumento da massa salarial.

Lula entende que aspectos positivos como esses deveriam ser levados em consideração pela opinião pública, mas as expectativas do chefe do poder Executivo não foram atendidas.

SBT News

Postado em 19 de março de 2024

No Banner to display