(84) 99828-4059
Sebrae topo

Lula quer reduzir exportação para baixar preço da carne

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (10) que, caso eleito, pretende “discutir” a política de exportação de carnes do Brasil, a fim diminuir preços. O petista discursou em evento realizado em Taboão da Serra (SP). Vale lembrar que o PT apresentou proposta para regular o agronegócio e, seus deputados, apoiam o projeto que pretende taxar as exportações do setor que movimenta a economia do país.

A inflação anualizada desacelerou em julho, mas o impacto dos preços de alimentos sobre as famílias de renda muito baixa subiu no período, aponta levantamento do Poder360.

A possibilidade de reduzir as exportações de carne do Brasil, citada pelo candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já foi uma medida tomada na Argentina, e o país sofre as consequências negativas da decisão até hoje, afirma o professor do Centro de Agronegócio da FGV, Felippe Serigati.

No caso argentino, a redução de exportação resultou em uma perda de espaço do setor no mercado internacional e um impacto econômico para o país, “prejudicando a sociedade e a pecuária argentina, que até hoje pagam caro por isso”.

Para ele, a raiz do problema da fome do Brasil não é a falta de produção de comida, mas sim a falta de renda. “Veio a pandemia, derrubou a renda de diversos domicílios, que por si só já iria deteriorar o quadro, e veio combinada com uma série de problemas no mercado internacional e preços de combustíveis, com o preço das commodities operando em patamares bastante elevados”.

Compre Rural

Postado em 12 de setembro de 2022

No Banner to display