(84) 99828-4059
Sebrae topo

Mapa é o primeiro ministério da esplanada a ter Wi-Fi de visitantes com acesso pelo Gov.Br

Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Subsecretária de Tecnologia da Informação (STI), busca modernizar a prestação de serviços públicos do órgão, proporcionando uma melhor experiência do usuário, com produtos orientados às áreas de negócio e ao cidadão.

Diante disso, instalou de forma inédita, a rede Wi-Fi para visitantes com acesso feito via plataforma Gov.br, no último dia 10 de junho.

“O Ministério da Agricultura é o primeiro dos ministérios que os visitantes poderão logar a rede Wi-Fi por meio do Gov.br. Uma grande parte da população já tem cadastro na plataforma do governo”, destacou o subsecretário de Tecnologia da Informação, Camillo Mussi.

Também foi apresentado por MUssi que o sistema está sendo colocado nas Superintendências de Agricultura e Pecuária (SFAs). As primeiras instalações ocorreram nas unidades de São Paulo e de Mato Grosso.

Neste ano, a STI, em trabalho conjunto com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), desenvolveu a versão eletrônica da emissão de Certificados Sanitários Nacionais (CSN) para o trânsito de produtos de origem animal no território brasileiro, com o propósito de agilizar e facilitar o serviço público prestado, para uma melhor rastreabilidade e maior segurança tanto para os servidores quanto para as empresas.

Até o momento, foram mais de 18 mil solicitações efetuadas, dentre elas, mais de 16 mil já foram analisadas, com percentual de 90.4% de parecer favorável.

Outra entrega que está sendo realizada pela Subsecretária é a instalação de internet provida pelo Mapa em todas as unidades de atuação da Pasta. “Por determinação do ministro Carlos Fávaro, todas as unidades do Ministério terão internet provida pela STI. Anteriormente, das 119 unidades do país, somente 83 possuíam internet provida pelo Mapa. Agora, com um novo contrato, o restante terá a mesma internet dos demais setores” afirmou.

Cada secretaria do Mapa conta com profissionais de desenvolvedores e gerentes de projetos da STI para a criação de novos programas, a modernização de sistemas e a manutenção. Além disso, a Portaria Mapa nº 614/2023 apresenta as diretrizes para as contratações de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ministério.

Outro ponto crucial para o trabalho é a garantia de segurança de sistemas. Atualmente, a Subsecretaria é responsável pela gestão dos servidores do Mapa, das SFAs; do Instituto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e do Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA).

Postado em 28 de junho de 2024

No Banner to display