
16 produtoras da Associação das mulheres produtoras rurais da comunidade do Quandú (AMPRORQUA), estão recebendo capacitações na área de produção de alimentos, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Essas produtoras rurais são beneficiárias de editais do Governo Cidadão.
Com foco no desenvolvimento local, a ação visa promover a sustentabilidade das iniciativas solidárias nas dimensões econômica e social, além de promover a segurança alimentar. Assim como as aplicações para a execução dos convênios, as qualificações serão financiadas pelo Governo do RN, por meio do Projeto do Projeto Cidadão, a partir do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial. Os recursos ultrapassam R$ 78 mil e contemplam cursos de fabricação de doces caseiros, bolos regionais e derivados de leite.
“Essas qualificações vêm para dar sustentabilidade a cada um desses negócios da agricultura familiar. De nada adiantaria a esses agricultores terem uma agroindústria adequada sem conhecimento para dar resultados. Com esses cursos, eles poderão utilizar as unidades de beneficiamento profissionalmente, gerando emprego e renda em suas regiões, com foco no equilíbrio econômico regional e na melhoria da segurança alimentar”, pontuou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro.
Serão ofertados 02 cursos com carga horária de 40 horas de aula no município de Currais Novos, sendo um de produção de bolos e biscoitos e outro de doces. Lembra a Presidenta da associação, Fátima Barros.
“Esse curso está sendo muito importante para a nossa profissionalização. Estamos obtendo muito conhecimento, vamos ter mais sucesso em nossa linha de produção, oferecendo produtos de qualidade para nossos clientes”, contou a beneficiária Michele Raiane.
Fonte: Blog do Carlos Eduardo Totoró