Uma nota técnica inédita do WWF, entregue aos negociadores climáticos da ONU, reunidos no Egito para a COP27, adverte que a meta de 1,5ºC do Acordo de Paris não será cumprida sem a participação dos produtores agropecuários.
O trabalho aponta que a cadeia de produção de alimentos contribui com, pelo menos, um terço do total de emissões líquidas dos gases de efeito estufa que estão mudando o clima do planeta. Isso significa que as emissões do sistema alimentar têm que diminuir em mais de 80% até 2050 para evitar que as gerações futuras vivam em um planeta hostil.
“A produção geral de alimentos precisará aumentar para atender à demanda de uma população global crescente. E as emissões precisarão diminuir para manter o balanço dos gases de efeito estufa em patamares alinhados com um futuro de 1,5ºC”, adverte o gerente de Políticas Públicas para Cadeias Livres de Desmatamento e Conversão da Rede WWF, Jean François Timmers.
“Essas metas de redução de intensidade de emissão exigem que a conversão de terras relacionadas a commodities diminua progressivamente até que seja eliminada em 2030”
Canal Rural