(84) 99828-4059
Detran - FEv-22

Portaria institui Grupo de Estudo para o cultivo de macroalga no RN

Uma portaria da Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape-RN) publicada nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial do Estado instituiu um Grupo de Trabalho com objetivo de implantar no Rio Grande do Norte o cultivo experimental de macroalgas da espécie Kappaphycus Alvarezii.

O grupo, que será formado por membros da Sape, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), de Universidades, Sindicato, Associação e a Superintendência Federal da Agricultura no RN, terá que elaborar e executar pesquisas observando a viabilidade ambiental e comercial do cultivo no Estado.

O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Norte e Nordeste com esse processo para o cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii em curso.

Esta macroalga atualmente é responsável pela maior produção de cultivos marinhos do mundo, sendo matéria-prima para a extração de uma substância muito utilizada em diversos ramos da indústria, como espessante de iogurtes, produtos veganos, enlatados, cosméticos e tinturas, entre outros.

Ao final do processo, o cultivo desta macroalga possibilitará a preservação dos bancos naturais e será alternativa de renda para comunidades no litoral potiguar que já praticam a maricultura.

Postado em 9 de fevereiro de 2022
Classificados