(84) 99828-4059
Sebrae topo

Rio Grande do Norte tem três reservas hídricas com 100% da capacidade total

Foto: Reprodução

Com as chuvas que caem no Rio Grande do Norte desde a última semana, pelo menos três lagoas estão com 100% de sua capacidade, de acordo com o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), que monitora atualmente 75 reservatórios no RN.

A Lagoa de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, transbordou, provocando inundação nas áreas próximas. As outras duas são as lagoas do Jiqui, na zona Sul da Capital, e a do Boqueirão, no município de Touros.

O transbordamento do reservatório de Extremoz fez com que a água invadisse o comércio local e afetasse o trânsito, especialmente da Avenida Coqueiros, às margens do reservatório.

Além dos reservatórios que estão com o volume completo, a Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, é destacada com 57,11% da capacidade, de acordo com o Igarn.

“É importante ressaltar que as chuvas, especialmente a partir de junho, concentram-se no Litoral e Agreste, o que impulsiona as atividades agropecuárias e industriais nessas regiões, além de contribuir para o abastecimento público das cidades locais”, informou a direção do Igarn ao AGORA RN.

O Igarn informou ainda que as previsões climáticas indicam que as chuvas devem ser de normal a acima do normal nas próximas semanas, o que aumenta a probabilidade de que as lagoas permaneçam em capacidade máxima até julho.

Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas ainda mais intensas para o próximo mês. Junho marca o fim do fenômeno global El Niño, que diminui as precipitações e contribui com a seca na região Nordeste, e há expectativas para La Niña, que trará alívio de temperatura no estado e chuvas acima da média.

De acordo com o Inmet, o Nordeste tem previsão de pancadas de chuva na faixa leste, com expectativa de superar os 60 milímetros esperados. Ao norte da região, próximo ao RN, a previsão é de que as chuvas sejam ainda menores.

Agora RN

Postado em 25 de junho de 2024

No Banner to display