(84) 99828-4059
Sebrae topo

RN assina parceria com Siemens para estudos técnicos do Porto-Indústria Verde

Foto: SANDRO MENEZES

Mais um passo foi dado para o fortalecimento do protagonismo do estado na produção de energia eólica. Nesta quarta-feira (18), a Siemens Gamesa assinou Memorando de Entendimento (MoU), que firma parceria do Governo do Estado destinado a contribuir com os estudos técnicos finais para a implantação do Porto-Indústria Verde que, quando estiver em funcionamento, dará suporte à indústria eólica offshore (no mar) e produção do hidrogênio verde, além de contribuir para a exportação de sal, ferro, pescado e produtos da fruticultura potiguar.

“Estamos muito animados com o interesse da Siemens Gamesa de contribuir com esse nosso projeto. De fato, precisamos do conhecimento da empresa, que, juntamente com a Vestas, são as gigantes hoje nesse segmento e isso é muito importante para nós. Além do que há um aspecto associado a isso extremamente relevante, pois são empresas com muita solidez, sustentabilidade e credibilidade e isso é muito bom para o nosso estado, pois transmite essa credibilidade para o mercado. E é isso que queremos!”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.

A avaliação da localização do porto-indústria e estudos ambientais, além dos Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) já foram concluídos. “Agora vamos avançar para os projetos básicos-executivos, e esse memorando estabelece a forma de contribuição nessa fase e nós do Governo do Estado achamos fundamental a participação das empresas no processo. A Siemens Gamesa já opera plantas industriais para a produção de turbinas eólicas (offshore), com suas fábricas de turbinas localizadas nos portos, como na Dinamarca, na Alemanha e em diversos outros locais. Então, esse conhecimento e experiência é muito importante para nosso projeto”, afirma Hugo Fonseca, coordenador de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Diretor Geral da Siemens Gamesa no Brasil, Felipe Ferres reconhece a importância do projeto para o RN e reitera a satisfação pela parceria. “Sabemos que o porto-indústria é a âncora do desenvolvimento do Estado no setor de renováveis, e a Siemens Gamesa tem grande interesse em fazer parte desse processo, afinal, é também no Rio Grande no Norte que se encontra a nossa maior frota de turbinas instaladas – assim como a maioria das máquinas instaladas no estado serem nossas. Queremos continuar trabalhando em conjunto, cooperando para que esse projeto se concretize o mais rápido possível”.

A parceria com as empresas nessa fase também traz outro fator importante para o crescimento desse setor no estado. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, além do Porto-Indústria Verde, o RN reúne hoje o maior número de fatores positivos para instalação de fábricas do segmento. “Nós já temos nove projetos offshore solicitando licença no IBAMA, ou seja, uma clientela forte. Temos os melhores ventos, e isso todos os estudos mostram. Já somos o maior produtor de energia eólica onshore, temos os maiores incentivos fiscais, além de um governo que está priorizando o segmento de energias renováveis”.

Além da governadora, de Jaime Calado e de Hugo Fonseca, também participaram da reunião pelo Governo do Estado o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; a adjunta da Secretaria de Tributação, Jane Carmen; o adjunto da Sedec, Sílvio Torquato; o Diretor do IDEMA Leonlene Aguiar e Virgínia Ferreira, secretária de Gestão e Projetos Especiais.

Postado em 20 de janeiro de 2023

No Banner to display