(84) 99828-4059
Classificados Topo

RN: Sétimo mês do ano com chuvas com volumes normais

Foto: Sandro Menezes

Pelo sétimo mês consecutivo, chuvas no Rio Grande do Norte apresentam volumes de normal a acima do normal. O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou que os volumes entre os meses de janeiro e julho de 2022 superam em 39% o esperado em comparação à média histórica. O volume médio do estado no período foi de 868,2 milímetros (mm), enquanto que o esperado era de 618,2mm.

Municípios das regiões Leste e Agreste Potiguar, que climatologicamente se encontram em período de chuvas, apresentam maiores acumulados do estado no período de janeiro a julho. O maior deles ocorreu no município de Vila Flor, com de 2.088,8mm. Em seguida, Baía Formosa com 1970,7mm e a capital potiguar, Natal com 1943,3mm.

Com relação as temperaturas, o potiguar está sentindo as temperaturas mais amenas tanto na capital (Leste Potiguar), variando a mínima entre 19°C e 21°C, como no interior, a partir dos 16°C já registrado em Martins (Alto Oeste Potiguar). “Esse cenário decorre do aumento da intensidade e circulação dos ventos associados à ocorrência de noites mais claras, dias mais nublados, provocando a sensação térmica mais amena”, explicou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Bristot explica que as temperaturas nesta época do ano – período de inverno no hemisfério sul e de ocorrência de mais chuvas no litoral nordestino – estão normais e espera que assim permaneçam nos anos seguintes. “Entre os anos de 2012 e 2017, o potiguar viveu um período preocupante com a temperatura mínima alcançando a marca dos 25ºC no RN. Mantida essa retomada da temperatura atual, haverá mais conforto térmico para a população”, comentou.

A previsão é que a temperatura se mantenha dessa forma até a primeira quinzena de agosto. “Devido à alta pressão do Atlântico Sul, que desencadeia a incidência de ventos mais fortes no litoral do Nordeste, apresenta temperaturas mais amenas, principalmente durante as madrugadas e início das manhãs”, disse Bristot.

Para o próximo bimestre, a previsão de chuvas se mantém com volumes dentro dos parâmetros normais para o Rio Grande do Norte.

Confira a previsão das médias de chuvas para os meses de agosto e setembro de 2022

Mesoregião Leste
Agosto- 79,2mm
Setembro- 38,7mm

Mesorregião Agreste Potiguar
Agosto- 34,2mm
Setembro- 17,3mm

Mesorregião Oeste Potiguar
Agosto- 7,4mm
Setembro- 3,9mm

Mesorregião Central Potiguar
Agosto- 8,0mm
Setembro- 3.4mm

Postado em 1 de agosto de 2022
Classificados