(84) 99828-4059
A Construtora

Robôs já movimentam granjas de aves no Brasil e no mundo

As granjas mais tecnificadas do Brasil e do mundo estão adotando, cada vez mais, robôs para realizar algumas das tarefas menos agradáveis do manejo.

As vantagens são muitas, desde melhorar o monitoramento e a performance, como reduzir custos e o elevar o próprio bem-estar das aves. A robótica oferece uma maneira de reduzir a dependência de mão de obra e melhorar o monitoramento ambiental dentro dos galpões.

Por exemplo, estes dispositivos automatizados já patrulham as unidades avícolas para manter as aves em movimento e medir dezenas de indicadores zootécnicos e de ambiência.

Existem alguns exemplos destes robôs no Brasil e em outros países. Por aqui, o Stac Robot foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e foi vencedor do desafio Inovavi da Embrapa Suínos e Aves do ano passado.

Trata-se de um robô autônomo que possui sensores e inteligência artificial embarcada. Ele realiza o percurso por todo o aviário para auxiliar o produtor a revirar a cama e movimentar o lote. Veja o vídeo no final deste texto.

Por outro lado, também favorece a agroindústria na redução de condena por contaminação causada por problemas no manejo de pré-abate. O equipamento também é integrado ao aplicativo AveStac para controle remoto das atividades pelo celular.

Fonte: Canal Rural

Postado em 16 de abril de 2021
Banner TV