(84) 99828-4059
Sebrae topo

Sape e Sudene fazem balanço de convênio que fomenta produção e multiplicação da palma forrageira no RN

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Agricultura da Pecuária e da Pesca (Sape RN) por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) promoveu na manhã desta sexta-feira (24), na sede da pasta, uma reunião com representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Na pauta, além de estreitar laços institucionais, esteve a realização de um balanço do convênio que visa uma melhor estruturação do Programa de Palma Forrageira do RN, que já é referência nacional.
 
“A reunião foi muito produtiva para avançarmos com o Programa de Palma Forrageira, que deve atender um número cada vez maior de propriedades rurais potiguares. O Rio Grande do Norte é um dos maiores distribuidores, de forma gratuita, do Brasil do item, primordial para a alimentação na pecuária, sobretudo àquelas tocada por pequenos produtores”, ressaltou o titular da Sape, Guilherme Saldanha.
 
O projeto intitulado “Estruturação, manutenção e ampliação de unidades multiplicadoras de raquetes-semente de palma forrageira com variedades tolerantes a cochonilha-do-carmim no RN” visa revitalizar e modernizar 16 hectares de viveiros de produção de mudas de palma tolerantes à cochonilha-do-carmim. Os viveiros ficam em três estações experimentais da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). A ideia central é ampliar em 12,5% a área de produção, sob sistema de irrigação. 
 

O convênio existente entre Sape e Sudene foi firmado em 2020 e teve sua execução iniciada em 2021. Ele prevê a liberação de recursos da ordem de R$ 200 mil para a obtenção de suas metas. “Já liberamos parte desse valor e a reunião de hoje serviu para acompanhamento da execução e alinhamento das próximas ações para liberação do restante do recurso. O convênio tem prazo para encerrar em dezembro deste ano”, explicou a diretora de Substituta de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Rafaella Arcila de Melo
 
Participaram da reunião, o diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão; o pesquisador da EMPARN/Empraba, Guilherme Ferreira da Costa Lima; pesquisadora da EMPARN Claudia Guedes; a assessora Técnica da Sape, Giovana Rocha; diretora de Substituta de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Rafaella Arcila de Melo e o coordenador da Coordenação de Desenvolvimento, Infraestrutura e Meio Ambiente da SUDENE, Frederico Cavalcanti.

Postado em 24 de março de 2023

No Banner to display