(84) 98867-6113

No Banner to display

Semarh retoma projeto Plantadores de Água e lança catalógo sobre nascentes

O governo do estado do Rio Grande do Norte, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), promoveu na quinta-feira (25), a primeira reunião de retomada do “Plantadores de Água”, programa que tem como objetivo auxiliar no processo de proteção e recuperação ambiental das nascentes dos rios potiguares, bem como conscientizar a população do entorno acerca dos cuidados e os usos devidos das áreas que circundam o local de preservação.

Iniciado em 2018, o projeto piloto foi implementado na região da bacia do rio Apodi/Mossoró, envolvendo sete municípios, mas precisou ser pausado em razão da pandemia, já que as etapas seguintes exigiam atividades presenciais.

Agora, após uma reformulação para se adaptar ao atual cenário pandêmico, o primeiro produto apresentado à sociedade é o “Catálogo de Nascentes da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró/RN”. A publicação traz informações sobre o diagnóstico de campo realizado na bacia que registrou 57 nascentes, mostrando onde elas estão, em que situação e qual é a indicação de interferência, seja para recuperação e/ou proteção.

A pesquisadora Luênia Tavares, da coordenação de meio ambiente e saneamento (Comeas) da Semarh, tem sua pesquisa na instituição voltada diretamente para o “Plantadores de Água” e esclarece que esse projeto é o que chamamos de projeto “semente”. “A ação governamental direta dura dois anos, tempo em que são criadas as condições para o cumprimento de etapas cruciais para, em seguida, entes públicos e privados da região, agora capacitados, seguirem com a preservação da nascente”, diz a pesquisadora.

Robson Henrique, coordenador da Comeas/Semarh explica que “o objetivo da reunião foi retomar o diálogo com os municípios, principalmente pelo fato de que muitos deles atualmente possuem outras gestões pós-eleições, reforçar a adesão dos mesmos, além de estabelecer um ponto focal de cada participante/instituição para os próximos contatos”.

Postado em 29 de março de 2021

No Banner to display