(84) 99828-4059
Sebrae topo

Seridó: rio Barra Nova fica com água vermelha e Idema analisa causa

Foto: Sidney Silva

As águas do rio Barra Nova, que percorre o município de Caicó, no Seridó Potiguar, apareceram com a tonalidade vermelha no sábado (20). Segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), equipes do órgão estiveram no local para realizar vistorias durante o fim de semana, junto ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), e apurar as condições locais. A principal preocupação é que as águas do Rio vão para a barragem Barragem de Oiticica, localizada entre os municípios de Jardim de Piranhas, São Fernando e Jucurutu.

“Estamos fazendo coleta de água e enviando para laboratório para sabermos os resultados dessas análises e o que seria o material que está deixando a coloração avermelhada”, afirma Leon Aguiar, diretor geral do Idema. Ele explica que com o resultado da análise das amostras da água, o Idema também vai buscar investigar o nível de contaminação e a origem de lançamento da substância. Além disso, segundo Leon Aguiar, serão adotadas todas as medidas necessárias para correção do crime ambiental por auto de infração e multa decorrente de possível dano ambiental aos recursos hídricos superficiais. Para isso, o Idema vai realizar um levantamento das indústrias próximas ao rio para verificar o licenciamento ambiental e seguir com as investigações.

Estão participando do processo de análise o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) e a Companhia de Águas e Esgotos (Caern) do estado. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), também está colaborando com a investigação das condições das águas do rio Barra Nova e recolheu algumas amostras no fim de semana.

O professor de Ecologia Diógenes Costa está liderando o trabalho da UFRN e explica que foram recolhidas oito amostras emergências no ponto central da contaminação do rio Barra Nova, sendo quatro do solo e quatro da água. “O Ministério Público (MP/RN) recomendou que a análise seja feita pelo laboratório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e o prazo para os resultados leva em média duas semanas”, esclarece.

Segundo o docente, com o fim da análise, o parecer será dado pela Emparn em parceria com a UFRN. O professor observa que a principal preocupação no momento é que o curso de água do Rio Barra Nova vai para a Barragem de Oiticica, localizada entre os municípios de Jardim de Piranhas, São Fernando e Jucurutu. A Barragem conta com capacidade para acumular 590 milhões de metros cúbicos e será o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte quando tiver suas obras finalizadas, com previsão para dezembro deste ano.

Tribuna do Norte

Postado em 23 de agosto de 2022

No Banner to display