(84) 99828-4059
Sebrae topo

UFRN desenvolve aplicativo que avalia desempenho cognitivo de equinos

Foto: Cícero Oliveira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acaba de receber o registro de propriedade intelectual de um aplicativo para dispositivos móveis que permite a configuração e a realização de testes cognitivos em equinos. O programa de computador Equinos-QI permite prover relatórios com estatísticas básicas, tanto de testes específicos como de experimentos completos. A partir disso, os criadores podem analisar todo o histórico dos experimentos, incluindo os detalhes das sessões, ensaios e desafios apresentados aos animais, a fim de acrescentar mais um valor de mercado para esse animal: seu índice de desempenho cognitivo.

Os equinos constituem uma família de mamíferos cujos exemplos são o cavalo e a zebra. O aplicativo recebeu a concessão do registro do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual na última terça-feira, 15, e é fruto da monografia de Daniel Soares Rocha, da graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Conta também com a orientação e supervisão dos professores Leonardo Rodrigues de Lima Teixeira e Mário Cardoso de Albuquerque Neto.

Os autores identificam que o sistema pode realizar os testes com ou sem interação humana, através da utilização de três tablets que apresentam formas geométricas e outro dispositivo Android que pode ser adicionado para ser usado como controle remoto nos testes, além de possuir um protótipo de um módulo de recompensa para o equino que obtiver sucesso nos desafios e não requerer acesso a internet para execução.

“A partir dos testes, o sistema dá a possibilidade para trabalhar de diferentes formas com o raciocínio de diferentes equinos, calculando seu grau de desempenho durante todo o processo de aprendizagem, gerando gráficos, estatísticas e relatórios parciais e finais durante todo o ciclo do experimento. Com os resultados do equino nos testes realizados, o sistema possibilita que os especialistas estabeleçam uma correlação entre o desempenho do animal no teste com seus resultados nas atividades diárias e esportivas”, pontua Daniel Rocha em uma explicação na sua monografia.

O aplicativo é mais um item disponível na vitrine tecnológica da UFRN, disponível para consulta em www.agir.ufrn.br

Postado em 17 de junho de 2021

No Banner to display